Página Inicial
Dr. Wagner Guimarães Lemos
Lesões do Joelho
Vídeos
Orientações Cirúrgicas
Contato
Área Restrita
LuxaÇÃO da patela

A luxação (deslocamento) da patela é uma importante causa de inchaço do joelho e deve sempre ser pesquisada nos casos de trauma agudo. Essa lesão ocorre quando o joelho está se flexionando e a perna sofre uma força de rotação enquanto o pé está preso no solo. Freqüentemente a luxação ocorre durante uma dança, ou atividade esportiva. É mais comum em mulheres, principalmente durante a adolescência ou na fase de adulto jovem.

O indivíduo relata que a patela (rótula) deslocou "para fora", ou então pode falar que o restante do joelho deslocou "para dentro". Porém, geralmente, o deslocamento só é visualizado na hora em que ocorre, pois a redução (ou seja, a volta da patela para seu lugar normal) ocorre naturalmente quando a paciente estica a perna. No momento em que o médico examina o joelho, o paciente vai queixar dor e desconforto à tentativa de mobilização da patela, ou quando o joelho é dobrado.

Existem várias formas de tratamento para essa lesão, incluindo imobilização imediata associada a exercícios para fortalecimento muscular, utilização de joelheiras específicas por um período determinado, tratamento cirúrgico, etc. É importante que se faça um estudo completo da articulação do joelho, na tentativa de detectar a presença de possíveis fatores predisponentes. Se o deslocamento ocorrer novamente, geralmente é necessário que se faça um realinhamento cirúrgico da patela.

 

LesÕes dos tendÕes do joelho

A ruptura de tendões dos músculos da coxa (tendão do quadríceps) e da patela (tendão patelar) pode resultar de uma contração muscular excêntrica, como ocorre, por exemplo, quando um atleta tropeça e tenta não cair (o ocorrido com o atleta Ronaldo “fenômeno”).
A ruptura do tendão do músculo quadríceps (músculo anterior da coxa) ocorre mais freqüentemente após os 40 anos de idade. Geralmente, o tendão apresenta algumas alterações degenerativas, o que reforça a hipótese de que tendões normais não se rompem. A principal característica é que o paciente não consegue esticar o joelho e, quando isso é tentado, observa-se a formação de um "buraco" logo acima da patela. O tratamento é cirúrgico.
A ruptura do tendão patelar ocorre em indivíduos com menos de 40 anos de idade. O paciente não consegue esticar o joelho ativamente (com sua própria força). A patela encontra-se deslocada para cima e pode-se sentir um defeito abaixo dela. O tratamento também é cirúrgico.

IOT - INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Rua Bernardo Guimarães, 1444 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3213-8166
CONSULTÓRIO
Rua da Bahia, 4º Andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3222-0259