Página Inicial
Dr. Wagner Guimarães Lemos
Lesões do Joelho
Vídeos
Orientações Cirúrgicas
Contato
Área Restrita
O que É artroscopia ?




Artroscopia é um procedimento cirúrgico que o ortopedista utiliza para vizualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro da articulação.

A palavra artroscopia é originada pela fusão de duas palavras gregas: “arthro” (articulação) e “skopein” (olhar). O termo literalmente significa “olhar dentro da articulação”. No exame artroscópico, o cirurgião ortopedista faz uma pequena incisão na pele do paciente e, através dela, insere instrumentos semelhantes a canetas que contem pequenas lentes e um sistema de iluminação para aumentar e iluminar as estruturas do interior da articulação. A luz é transmitida através de fibras ópticas até a ponta do artroscópio que está inserido dentro da articulação. A conexão do artroscópio a uma mini-câmera de televisão permite que o cirurgião possa visualizar todo o interior da articulação, através de uma pequena incisão.

A mini-câmera conectada ao artroscópio transmite a imagem para a tela de um monitor, auxiliando o cirurgião a enxergar, por exemplo, a cartilagem articular, os ligamentos e os meniscos no interior do joelho.
Durante todo o procedimento, soro fisiológico é bombeado para o interior da articulação para provocar sua expansão. Isto ajuda o cirurgião a manipular com maior facilidade os instrumentos e controlar qualquer sangramento

 

 

 

LesÕes de menisco

Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitirem que os ossos se articulem adequadamente e aumentar a estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.

As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com picos a partir da terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma  da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente à degeneração do joelho. Portanto a lesão meniscal não é exclusiva dos “jogadores de futebol”. As mulheres inativas também são altamente propensas a desenvolver lesão meniscal degenerativa. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: ruptura parcial, total e complexa. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamentos.

A origem da lesão pode variar de movimentos corriqueiros do joelho como flexões, quedas, entorses, traumas no lar ou durante atividades esportivas. O paciente relata dor, apresenta-se mancando e a articulação do joelho mostra crepitações (barulhos, estalos), e limitação do movimento.

Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia, sendo o tratamento fisioterápico suficiente. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um tratamento chamado artroscopia. Neste tratamento, uma câmera é introduzida na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. O tratamento pode ser feito com a sutura (dar pontos) do menisco, ou mais comumente pode ser feita a retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.

No filme identifica-se um fragmento de menisco que se desloca, provocando dor e sensações de bloqueio no joelho

 

IOT - INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Rua Bernardo Guimarães, 1444 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3213-8166
CONSULTÓRIO
Rua da Bahia, 4º Andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3222-0259