Página Inicial
Dr. Wagner Guimarães Lemos
Lesões do Joelho
Vídeos
Orientações Cirúrgicas
Contato
Área Restrita
Dicas
 


26/06/2009 13:08:54
 
 
Uma equipa de 6 investigadores do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma Nova Tecnologia, crucial para aumentar o sucesso da cirurgia do joelho, designadamente a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior entre o fémur e a tíbia.

A cirurgia de reconstrução do ligamento é um procedimento muito frequente, mas extremamente difícil, que requer cirurgiões altamente treinados. O joelho é a maior articulação do corpo, estando bastante susceptível a lesões, especialmente no meio desportivo (o caso do futebolista Derlei este ano é paradigmático). A intervenção cirúrgica é feita por via minimamente invasiva (artroscopia) e exige uma precisão milimétrica porque um ínfimo erro pode conduzir a tensões anormais sobre o ligamento, provocando dores durante o movimento, diminuição da mobilidade articular e, em casos extremos, forçando a uma cirurgia correctiva.

Denominada "ArthroNav - Navegação Assistida por Computador em Cirurgia Ortopédica " a investigação é coordenada pelos Prof. Doutores João Barreto e Paulo Menezes e tem a colaboração do Prof. Doutor Fernando Fonseca do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Genericamente, a investigação centra-se no desenvolvimento de Navegadores Cirúrgicos que vão funcionar como um GPS virtual nas salas de cirurgia. É um sistema de visualização que fornece, em tempo real, a posição e a orientação das ferramentas cirúrgicas e órgãos alvo (neste caso ossos). No caso particular deste projecto é dado um grande ênfase ao processamento do vídeo endoscópico dado tratar-se de um procedimento minimamente invasivo.

Pretende-se com isto melhorar a percepção dos cirurgiões e a habilidade da navegação dentro da articulação do joelho, através da fusão de sensores ópticos, reconstrução 3D parcial e registo de modelos pré-operativos. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, este "GPS virtual" será uma óptima ferramenta de trabalho para os Ortopedistas porque, explica o coordenador da investigação, " a cirurgia de reconstrução dos ligamentos do joelho é muito delicada e exige muitos anos de preparação especializada do cirurgião. Por exemplo, dos 39 Cirurgiões Ortopédicos dos HUC, só 4 fazem cirurgia artroscópica".



Imagens Relacionadas:



 
• É preciso cuidar bem dos joelhos
• Joelhos: Dobre sem medo. Dicas para prevenir lesões e melhorar seu rendimento


IOT - INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Rua Bernardo Guimarães, 1444 - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3213-8166
CONSULTÓRIO
Rua da Bahia, 4º Andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG
(31) 3222-0259